Intradermoterapia


Intradermoterapia


A intradermoterapia ou mesoterapia é uma técnica que pode ser empregada para diferentes tipos de tratamentos – dos terapêuticos aos de finalidade estética – e consiste na injeção de fármacos bem diluídos na área que necessita de cuidados. Tal técnica foi descrita pela primeira vez na medicina no final do século XIX e desde então vem sendo aperfeiçoada por profissionais de diferentes áreas da saúde.
Na face, ela é indicada para o tratamento do melasma, mancha que pode aparecer em algumas pessoas devido aos efeitos da gravidez, de hormônios e, principalmente, do sol. Também é uma aliada na redução da flacidez e rugas.
No primeiro caso, é utilizado o ácido tranexâmico, o qual inibe a ação da melanina e impede a hiperpigmentação da região. Já para o segundo, o procedimento é feito com uma melange (mistura com seis componentes, entre os quais estão algumas enzimas) que ajudam a fortalecer as estruturas que mantêm a pele firme.

Dúvidas Frequentes

Após a assepsia (limpeza) da região na qual ocorrerá o procedimento, o profissional faz aplicações da substância com o uso de agulhas muito finas a uma profundidade entre 0,5mm e 4mm, que pode ser intradérmica ou subcutânea, a uma distância entre 1cm e 4cm de uma aplicação para a outra.
O tratamento dura de 5 a 10 sessões e tem em média 15 minutos cada.
Elas costumam ocorrer semanalmente, podendo ser mais de uma vez na semana, e os resultados começam a ser visíveis a partir da terceira ida ao consultório.
Eventualmente, a região da aplicação pode ficar arroxeada por alguns dias, como trata-se de um procedimento bastante simples e pouco invasivo, a pessoa pode retomar as atividades cotidianas após realizar o procedimento.




Tratamentos Relacionados